terça-feira, novembro 13, 2007

HPs

Não existe, talvez, pessoa mais tradicional (ou seria tradicionalista?) que eu...

Vá lá, digamos "apegado às tradições"

Mas tb sou um híbrido (na verdade, todos somos): tenho porções visionárias, contemporâneas e até undergrounds (essa última, apresso em dizer, em parcelas beem ínfimas)

Já era usuário, senão desde seu início em 1981 (afinal nem na faculdade ainda tinha ingressado), por uns bons 20 anos (a adquiri em 1987, qdo graduei - Economia)

E como a tratava com carinho - até que, por descuido, vim a esquecê-la numa agência bancaria e... não mais a recuperei - snif

Refiro-me ao modelo, hoje chamado de Gold (ainda comercializada e em linha-de-produção )

Hoje (ou por esses tempos)!
Antes era apenas (nem por isso menos exuberante) HP 12C

Modelo Gold

Nos anos em que, por prioridades outras (leia-se verbas orçamentárias já empenhadas) tive de me contentar com uso "emprestado", seja pelas empresas enqto contratado, seja usando o modelo virtual-Gold, o fato é que dela nunca me afastei

Mas eis que meu tradicionalismo, nesse quesito específico, está cedendo à modernidade (ou contemporaneidade)

Sim, na reposição efetiva daquela fatídica data em que a perdi estou optando pelo modelo "Platinum" (25th Anniversary Edition)

Modelo Platinum

Funções adicionais, maior rapidez, maior nº de fluxos-de-caixa, modo RPN e algébrico, cor prateada...

E claro, pra "comtemporaneizar-total", comprada com dinheiro de plástico (Cartão-de-Crédito) e, of course, via internet - com pagamentos tb via nternet (rs)

Como inúmeras outras compras que venho fazendo desde meus primeiros passos nesse world cyber...

Mas tb a HP 12C - como boa parte das coisas, principalmente de alta tecnologia - de certa forma tb se banalizou, não por ela em si, mas por pessoas esnobes, que com ela só quer desfilar

Mas a enorme legião de fiéis admiradores que somos sempre a enaltecerão - conhecendo-a e usando-a!

Bug
Algumas das HPs "Platinum" saíram de fábrica com um bug em seu programa no que diz respeito à Taxa Interna de Retorno (função IRR). Este problema não afeta as demais funções, nem ocorre nos demais modelos da calculadora (Minha OBS - segundo a própria HP, a numeração de série que começa em CN ou CNA 5300... não tem mais esse bug).

Para a averiguação da existência (ou não) de tal bug, alguns fóruns especializados indicam o seguinte teste:

BUG da HP 12C Platinum
Faça o seguinte teste (conforme indicado pela HP):

218720 [CHS] [g] [CFo];
0 [g] [CFj];
16 [g] [Nj];
28000 [g] [CFj];
0 [g] [CFj];
10 [g] [Nj];
65000 [g] [CFj];
0 [g] [CFj];
5 [g] [Nj];
47000 [g] [CFj];
0 [g] [CFj];
18 [g] [Nj];
88000 [g] [CFj];
[f] [IRR].

Resultado Correto = 0,11104985 (no modelo Gold e no modelo "virtual")

Resultado incorreto de 1,191000 -10 (pela HP-12C Platinum)

PS: interessante, tb, fazer a regressividade desses dados (traduzindo: saber o que eles significam)... Isso não é problemas pra nós, que entendemos de CashFlow, Internal Rate of Return. Ou mesmo Planos de Amortização e/ou Capitalização e Depreciação - pelo menos pra otimizar fortuna e patrimônio de clientes...


----------


E a polêmica continua...


Você faz cópias de CDs de música para o PC? Isto é roubo

Por incrível que pareça, você pode ser processado pelo roubo de milhares de músicas, mesmo sem fazer nenhum download ilegal em redes de compartilhamento de arquivos. Isto porque pelo menos um advogado da RIAA (Associação de Gravadoras de Música dos EUA), considera que a cópia pessoal de músicas dos CDs para o computador é tão ilegal quanto compartilhar estas músicas em redes P2P - pelo menos de acordo com documentos judiciais de um processo nos EUA.

Jeffrey Howell é acusado de inserir 54 músicas num diretório compartilhado com vários softwares P2P, como o Kazaa - afirmação típica nos processos da RIAA. No entanto, no documento suplementar exigido pelo juiz do caso para responder questões técnicas, a advogada da RIAA no caso, Ira Schwartz, garante que Howell também é acusado de copiar 'de forma não autorizada' as músicas do CD para o computador.

Segundo o documento, Howell admitiu ter criado as cópias para uso pessoal, mas como as músicas estão no formato MP3 e não foram compradas nesta tecnologia (afinal, estavam em CDs de música), são cópias não autorizadas. Como era de se esperar, a afirmação foi duramente criticada, até mesmo por outros especialistas em lei.

O advogado Ray Beckerman afirmou não acreditar na afirmação quando a leu. "A lei garante que uma pessoa deve distribuir materiais para ser acusada de quebra de direitos autorais, mas as gravadoras querem convencer os juízes que a criação de cópias pessoais também é ilegal".

Link - http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=188&id=31012

Nenhum comentário: