No dia 16 de março de 1979 (coincidentemente 38 anos antes do show do dia 15-Mar-17 de Roger Hodgson no CitiBank Hall, em São Paulo - espetáculo ao qual, felizmente irei) o SUPERTRAMP iniciava a turnê de 10 meses, em Boulder - Colorado - USA, para divulgação do doravante aclamado álbum BREAKFAST IN AMERICA, que seria lançado em 29-Mar-1979
Enquanto é tempo, é possível ver o show na net - ele está logo abaixo (convém também entender um pouco do contexto que cercou o lançamento - isso poderá ser feito a seguir)
É recomendável a aquisição do DVD - ou, melhor ainda, o BluRay - oficiais!
Pode-se dizer que com o lançamento do vídeo, por anos dado como perdido, tem-se o espectro do concerto completo da banda na turnê de 1979/1980. O diretor do vídeo à época foi Derek Burbidge, conhecido diretor da BBC Television e diretor de vídeos naquele período. Já o relançamento ficou a cargo de Peter Clifton.
Aqui uma outra opção de se poder ver o show
Paris foi gravado em Nov e Dez de 1979, no Pavillon, local que antes fôra um matadouro. (A edificação, de aspecto industrial, foi refeita pra outros usos: shows musicais, por ex...)
Nos 5 anos em que operou na nova utilização, o Pavillon recebeu, além do Supertramp, muitas bandas famosas de rock e pop, incluindo Santanna, Rick Wakeman, Jethro Tull, Peter Frampton, Paul McCartney & Wings, Aerosmith, The Who, ABBA, Kansas, Genesis, Bob Dylan, Pink Floyd, Rod Stewart, Van Halen, Queen, Rolling Stones, Black Sabbath, AC/DC, Earth Wind & Fire, David Bowie e Electric Light Orchestra, entre muitos outros...
O Pavillon foi fechado em 1980. Não encontrei fotos que mostrariam o auge da casa... :o(
Mas, voltando ao Live in Paris '79:
O setlist do álbum contém quase todas as canções do álbum "Crime of the Century" (com exceção de "If Everyone Was Listening"), três canções de Crisis? What Crisis?, dois de Even in the Quietest Moments, três de Breakfast in America, além de uma nova faixa "You Started Laughing" (originalmente o lado B da faixa "Lady" de Crisis? What Crisis?). Todo o show foi gravado, mas as músicas "Give a Little Bit", "Goodbye Stranger", "Even in the Quietest Moments", "Downstream", "Just a Normal Day" e "Another Man's Woman" foram suprimidos do álbum, devido às limitações de tempo, a fim de fazer de Paris um LP duplo.
Paris chegou a 8ª posição da Billboard Pop Albums Chart em fins de 1980 e foi imediatamente Ouro. E a versão ao vivo de "Dreamer" bateu as U.S. Top 20.
Em Julho de 2006, as fitas master originais do álbum foram redescobertas no celeiro do baterista da banda, Bob Siebenberg, juntamente com o vídeo, que não fôra visto desde o tempo da gravação. As fitas foram enviadas para a Copa 'N Strings Studios em Santa Monica, Califórnia, para a remasterização digital.
As fitas estavam inicialmente em má forma técnica, mas foram transferidas com êxito para a nova plataforma. O vídeo foi enviado para Peter Clifton, o criador do filme de 1973 do concerto The Song Remains The Same do Led Zeppelin, na Nova Zelândia, para edição e posterior lançamento, o que ocorreu em 2012, iniciativa dos membros Rick Davis, Bob C. Benberg e John Helliwel.
A principio, o ex-guitarrista e vocalista Roger Hodgson embargou o lançamento do vídeo do concerto gravado em 1979, alegando que a performance não estava no nível técnico esperado por ele. No entanto, de nada adiantou, e ainda prejudicou ainda mais o relacionamento dos músicos, que iriam se reunir para uma turnê.
Junto com o apoio dos três músicos, a Eagle Vision foi responsável pelo lançamento mundial do DVD/Blu-Ray do concerto. Algumas faixas que estão no disco não entraram no vídeo, tais como Aint Nobody But me, You Started Laughing, A Soapbox Opera e From Now On. Estas faixas foram inseridas no DVD/Blu-Ray como bônus, em forma de faixas de audio devidamente remasterizadas. Varias faixas do vídeo também não foram inseridas no disco, entre estas: Even in The Quietest Moments, Another Man´s Woman, e Child of Vision.
Algumas destas faixas que estão no vídeo estão inseridas no CD 02 da Deluxe Edition de Breakfast in America, lançada em 2010. O referido disco trazia musicas gravadas na Arena Wembley Empire Pool em 1979 e outras do concerto do Pavillion de Paris.


Nenhum comentário:
Postar um comentário