
Disputada entre dois grandes jogadores no Simpson's-in-the-Strand Divan em Londres [foto abaixo], a Imortal [cujos movtos estão reproduzidos acima] foi um uma partida de xadrez disputada em 1851 por Adolf Anderssen e Lionel Kieseritzky, sendo considerada uma das partidas mais famosas já disputadas.
A entrada do "Simpson's-in-the-Strand" hojeFoi um jogo informal disputado durante um intervalo num campeonato formal. Kieseritzky ficou muito impressionado quando o jogo acabou e telegrafou os movimentos do jogo para seu clube de xadrez parisiano, o Cafe de La Regence [foto abaixo].
A entrada [hoje] do Cafe de La Regence, com um Renault na portaA revista de xadrez francesa La Regence publicou o jogo em julho de 1851. Mais tarde, em 1855, a partida foi apelidada de "Partida Imortal" pelo Austríaco Ernst Falkbeer.
O formalíssimo interior do Simpson's-in-the-Strand Divan...Na Imortal temos uma ótima demonstração do estilo de xadrez do séc 19, onde o rápido desenvolvimento e ataque eram considerados os melhores métodos para a vitória, onde muitos gambitos e contra-gambitos eram oferecidos (e não aceitá-los era considerado "nada cavalheiresco"), onde material era freqüentemente adquirido sem haver medição das conseqüências da captura.
...dando vez ao despojamento e informalidade quando frequentadoEsses jogos, com seus rápidos ataques e contra-ataques, eram freqüentemente reproduzidos como forma de entretenimento, mesmo que hoje alguns dos movimentos não sejam mais considerados eficientes.
Simpson's-in-the-Strand Divan, durante o diaDepois de algum tempo a Partida Imortal reapareceu de vários modos pouco usuais. A cidade de Marostica, na Itália, vem refazendo o jogo com pessoas reais, vestidas como peças de xadrez, todo ano desde 2 de Setembro de 1923.

A posição do jogo após o 20º movimento está em um selo de 1984 do Suriname. A parte final do jogo foi usado como inspiração para o jogo de xadrez no filme de ficção científica de 1982 Blade Runner. Ela também foi a base para uma história de detetive com o mesmo nome escrita por Mark Coggins

A dinâmica da Marostica
Maiores detalhamentos dos movimentos da Partida Imortal - como não poderia deixar de ser - pode ser visto na Wikipedia
E, antes de separar o passaporte [preferencialmente bordeaux], ir ao Aeroporto Internacional de sua cidade [aqui de SP é o de Cumbica-Guarulhos] e alçar vôo pra Londres-e-Paris [ou Paris-e-Londres], sempre interessante ter vistas ao nosso próprio pedaço, que, no meu caso, são os arredores:
Tatuapé - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=470375
Mooca - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=470375
[Em breve, fotos também do Jardim Anália Franco]
(Enquanto isso, podemos ir re-escalando a Torre Eifell, nesse vídeo que postei no "Meu Canal" no YouTube)
Abaixo, o mate da Imortal, quando o bispo branco move-se de D6 para E7
Nenhum comentário:
Postar um comentário